Boa localização, equipe capacitada e bons produtos são ingredientes da receita de sucesso para qualquer empresa varejista. Juntam-se a isso os componentes visuais do estabelecimento: vitrine arrumada, fachada atraente e organização interna.
São nesses pontos que reside um dos principais desafios do empreendedor: como tornar a loja mais convidativa.
Muitas vezes o empresário não sabe qual caminho trilhar na hora de organizar o ponto de venda. Pensando nesse dilema, o Sebrae-SP lançou o Inova Loja Digital, ferramenta para ajudar, via internet, micro e pequenos varejistas a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio.
O uso do Inova Loja Digital é simples. Após realizar um cadastro, o empresário responde a questionários e envia fotos da loja para análise dos consultores. As respostas com indicações de melhorias são enviadas por e-mail em até dez dias úteis.
O consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira, explica que o Inova Loja nasceu para provocar uma mudança na percepção do empresário sobre o próprio negócio. “Com a ferramenta, o empreendedor passa a ter o olhar do cliente e muda a perspectiva de encarar a sua empresa”, afirma. De acordo com o consultor, o Inova Loja Digital é uma extensão do programa Comércio Varejista e do Inova Loja Álbum, em que o empresário também fotografa o ponto de venda e, na sequência, cola as imagens em álbuns que passam pela avaliação dos consultores do Sebrae-SP.
“Aliamos o formato álbum à internet para atender o empresário em qualquer sistema”, afirma Carmo. “Ganhamos agilidade no atendimento, porque conseguimos atender mais lojistas. Já o empresário ganhou comodidade para fazer a consultoria fora do horário de funcionamento da loja”, complementa.
Quem fez aprova
Segundo estudos do Sebrae-SP, a aplicação do visual merchandising ajuda a ampliar as vendas entre 12% e 40%. Foi o que aconteceu com Fabrício Romano, proprietário da Plastipel, de São Paulo, que comercializa embalagens e plásticos descartáveis. Em 2012, Romano participou do programa Comércio Varejista e Inova Loja Álbum. A principal providência foi tirar uma prateleira do meio da loja, que dificultava a visualização completa do estabelecimento.
“Depois da consultoria, o fluxo de clientes na loja aumentou muito. No sábado, recebemos cerca de 60 pessoas por hora, o que fez o faturamento crescer 22% no ano passado”, conta.
O resultado positivo levou Romano a avaliar a abertura de uma terceira unidade. Hoje ele tem dois estabelecimentos nos bairros de São Miguel e Itaim Paulista, que juntos faturam cerca de R$ 300 mil por mês.
O mesmo caminho espera seguir Marcos Cardoso da Silva, proprietário da Máxima Modas em Suzano. Em março, ele buscou o Inova Loja Digital para melhorar o faturamento da empresa, que vende artigos de vestuário para homens e mulheres. “Consegui identificar pontos de melhorias em iluminação, acessibilidade e exposição das mercadorias”, conta.
0 comentários:
Postar um comentário