Por: Eliel Fernandes
Na medida em que o tempo passa, cada vez mas, o mundo se rende a um fenômeno chamado TECNOLOGIA. É perceptível observarmos que tudo que nos cerca hoje, está ligeiramente voltado a esse meio considerado por muitos um avanço importante e necessário. Mas podemos afirmar com toda certeza que a Tecnologia é um bem a humanidade ?
Para entendermos tal questão, se faz necessário compreender o que de fato é a Tecnologia e sua discreta e lenta origem.
O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia.
Tendo essa visão ampla, muitos afirmam claramente que a Tecnologia no mundo é indispensável. Podemos considerar que em tudo que fazemos, o uso da mesma é praticamente inevitável. De fato se pararmos para alisarmos, tudo que está em nossa volta, automaticamente tem a assinatura da Tecnologia. Ela é capaz de fazer uma pessoa estar informado em todos acontecimentos que cerca esse planeta, principal responsável de fazer um ser humano realizar o sonho de voar, através dela muitos estão abastados e realizados financeiramente, simplesmente por realizar suas idéias se voltando aos seus encantos. A tecnologia foi capaz de nos dar eletricidade, gás, aguá potável, ar-condicionado, carros, motos,celulares, tablets, aviões e incrivelmente foi capaz de levar o homem até a lua. Realmente, já é considerável aceitarmos que sem ela, não vivemos mas.
Na contramão da partida, nem tudo é um "mar de flores" A tecnologia e seus avanços são notáveis, porém a algo que precisa ser analisado.
Deus por sua infinita bondade e misericórdia, deu ao homem algo que chamamos de sabedoria, uma ferramenta que é capaz de fazer da vida de um homem simples, reconhecido mundialmente. Também se faz necessário lembrarmos que Deus respeita em tudo ser humano o livre arbítrio de escolha. Ou seja, podemos escolher o que quisermos para nossas vidas, tendo a plena consciência de que iremos nos responsabilizar pelos nossos erros e por nossas escolhas, tendo êxito ou não. O problema é que nós, seres humanos não reconhecemos que somos limitados e que isso faz parte de nossa natureza, mas isso não é levado com serenidade, por que sempre queremos mas, nunca estamos satisfeito com o temos em mãos, achamos insuficientes as nossas ferramentas que com tanto esforço conquistamos
Para reflexão
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13
0 comentários:
Postar um comentário