Depois de identificar as vocações locais, mobilizar as lideranças para compor o fórum e elaborar o planejamento, é chegado o momento de executar o projeto. Porém, para garantir que tudo saia como planejado é preciso monitorar e avaliar os resultados das ações que forem sendo implementadas
Os projetos negociados precisam ser acompanhados de perto. Entre um compromisso assinado e a execução da ação pactuada, muitos passos precisam ser dados.
É preciso manter contatos periódicos com as instituições financiadoras, checar a tramitação, responder diligências, enviar informações e documentos complementares, enfim, agir como o principal interessado para que o projeto siga em frente.
Para isso, o colegiado precisa dispor de instrumentos de monitoramento, ou seja, metodologias de controle que ajudem os membros do colegiado a se tornarem bons administradores ou gestores de projetos.
O colegiado deve buscar consultoria especializada em monitoramento e avaliação de projetos, para ser capaz de avaliar tanto o desempenho operacional das ações realizadas (cumprimento de etapas, cumprimento dos prazos, alcance das metas) como também seus impactos (resultados quantitativos e qualitativos), ou seja, as mudanças proporcionadas na qualidade de vida da população.
0 comentários:
Postar um comentário