quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprenda a dizer NÃO ao seu chefe


Aprenda a dizer NÃO ao seu chefe 
Impor limites em determinadas situações pode ser o ponto-chave para sua carreira não afundar. Veja como e quando é necessário falar as três letrinhas mais temidas pelos funcionários e odiadas pelos chefes
Texto: Adriana Natali
Ilustração: MG STUDIO 

AO SER CONTRATADA POR UMA EMPRESA, geralmente, a profissional recebe uma ficha com a descrição do cargo ou um rol de funções e atividades que vão nortear seu dia-a-dia. Se isso é feito de forma criteriosa e séria, a pessoa já tem o bastante com que se preocupar, pois será cobrada pelas tarefas para as quais foi solicitada. Se, no meio do caminho surgirem imprevistos e urgências, ela terá que 'dar um tempo' no trabalho cotidiano para atender a uma solicitação a mais do chefe. 

Até aí tudo bem, afinal, atender ao chefe é uma das funções de qualquer colaborador. O problema é quando os pedidos passam a ser corriqueiros e começam a atrapalhar o desempenho das atividades habituais. É aí que surge o dilema: como dizer não ao meu chefe? 

A primeira coisa a ter em mente é que antes de mais nada você deve corresponder, pelo menos, satisfatoriamente às atribuições que lhe foram dadas durante a contratação. Portanto, não importa quantos "quebragalhos" terá de atender ao longo do expediente, você tem de dar conta do recado. 

O ponto de conflito, no entanto, é que esses serviços extras têm conseqüências que podem por em risco seu emprego. Eles desnorteiam seu rumo; criam antipatias; propiciam estresse; e quando o problema é mais grave, podem terminar em verdadeira sabotagem aos propósitos da corporação. Neste caso, a maior causa está na idéia de que seu chefe está perseguindo você. 

"Se as coisas chegarem a este nível, o mais correto é expor o que está acontecendo e como isso tem atrapalhado o seu desempenho. Com certeza, já está mais do que na hora de declarar o 'não'", afirma Jonas Tokarski, Consultor de Coaching da Manager.
Dizer não talvez seja uma das tarefas mais difíceis de realizar em uma empresa, mas ela deve ser feita, sim, porém, de forma a não comprometer sua imagem. 

Se uma solicitação for inoportuna ou injusta, todos têm direito de negar a cumpri- la. "Essa é uma situação, infelizmente, muito comum na relação funcionário-patrão. É visto como produtivo aquele colaborador que consegue resolver problemas, atender suas demandas, organizar o trabalho e entregar o que lhe é solicitado. A questão é que muitas vezes o prêmio pela produtividade é mais trabalho. O que, invariavelmente, uma hora acarreta problemas na sua eficácia. Todos nós temos um limite e quando o próprio patrão não compreende, é fundamental e necessário nos posicionarmos", afirma Marcelo Miyashita, consultor e palestrante da Miyashita Consulting. 
O NÃO NECESSÁRIO
Não há uma fórmula que aponte como dizer sim ou não, mas você pode estabelecer parâmetros para as situações que exigem uma negativa. Veja como agir:
POR FALTA DE TEMPO: mostre ao seu chefe o tanto de tarefas que você tem e negocie um prazo maior 
POR FALTA DE CAPACIDADE. Peça um tempo e/ou ajuda para se capacitar, nunca se recuse a fazer o trabalho , pois podem ser uma oportunidade de crescimento profissional.
POR FERIR SEUS PRINCÍPIOS: Se for uma questão de ética, em primeiro lugar decida se ainda sim quer continua a ter esse chefe e permanecer na empresa. Em caso positivo  dê qualquer forma de indícios de que você não está disposto a compactuar com ele sem censuralo ou confrontá-lo 

As pessoas têm maior ou menor dificuldade para dizer não, de acordo com seu estilo de personalidade, e isso precisa ser observado. Algumas tendem a evitar o não porque temem o conflito e gostam de ajudar, mesmo quando isso pode empacar sua produtividade. Para outras, o não nem é um grande desafio, mas a forma de falar necessita ser adequada. 

"Alguns dos medos mais comuns são de criar um conflito com o chefe e estabelecer um clima de trabalho ruim, colocando em risco o emprego, ou sentir que vai perder espaço para outro da equipe", diz Fernanda Mendonça, consultora da UP9. 

Os efeitos, segundo Fernanda, vão desde sobrecarga de trabalho até abrir mão de uma solução que seria melhor para a empresa/ cliente só para não contrariar o chefe. Além disso, para uns, a reação interna ao engolir o não é de muita raiva. "Não expor os sentimentos de forma madura e não solucionar os conflitos trazem repercuções ainda mais sérias ao ambiente de trabalho", explica a consultora. 

O FANTASMA DA DEMISSÃO

Para Silvio Celestino, diretor da Enlevo, o grande fantasma de todo funcionário é ser demitido ou mal avaliado. Entretanto, as conseqüências reais para quem não consegue dizer um não ao superior no momento apropriado podem ser bem piores. Uma delas é testemunhar o chefe cometer um engano, não avisá-lo, e depois ele ficar sabendo que você tinha conhecimento e que poderia auxiliá-lo, mas não o fez. Provavelmente ficará desapontado com você e sua imagem profissional arranhada.

Lembre-se que não é sua negativa a solicitações impróprias que vai gerar possibilidades de demissão. "A sua omissão pode ser pior", alerta Silvio Celestino.

Algumas profissionais também têm receio de parecerem agressivas ou mal-educadas pelo fato de dizer não a um pedido do chefe. Em casos extremos têm medo de serem rejeitadas. "Se é seu caso, considere a possibilidade de fazer uma terapia". 

PRATIQUE O NÃO

Segundo o psicólogo Floriano Serra, diretor de RH e Qualidade de Vida da Apsen Farmacêutica, um bom exercício que pode ser feito sozinho, consiste em escrever 10 "pedidos" que você acredita que possam ocorrer no trabalho por parte do seu chefe. Para cada um deles, escreva 3 formas políticas ou polidas de dizer "não". Depois, mostre a alguns colegas e peça-lhes que escolham a melhor alternativa de cada conjunto de três. Isso pode ser feito de outra maneira divertida, até numa mesa informal, após o expediente. "Quanto maior o número de participantes, melhor: cada um deles, por vez, faz um "pedido" à mesa e cada participante dá a sua opção. Depois, o grupo escolhe a melhor. Surgem respostas muito hábeis e inteligentes", diz Serra.

O FANTASMA DA DEMISSÃO

Para Silvio Celestino, diretor da Enlevo, o grande fantasma de todo funcionário é ser demitido ou mal avaliado. Entretanto, as conseqüências reais para quem não consegue dizer um não ao superior no momento apropriado podem ser bem piores. Uma delas é testemunhar o chefe cometer um engano, não avisá-lo, e depois ele ficar sabendo que você tinha conhecimento e que poderia auxiliá-lo, mas não o fez. Provavelmente ficará desapontado com você e sua imagem profissional arranhada.

Lembre-se que não é sua negativa a solicitações impróprias que vai gerar possibilidades de demissão. "A sua omissão pode ser pior", alerta Silvio Celestino.

Algumas profissionais também têm receio de parecerem agressivas ou mal-educadas pelo fato de dizer não a um pedido do chefe. Em casos extremos têm medo de serem rejeitadas. "Se é seu caso, considere a possibilidade de fazer uma terapia". 

DESAFIO E CRIATIVIDADE

É claro que as solicitações da chefia têm alguns significados fundamentais embutidos, como testar a capacidade do funcionário com tarefas novas; procurar entre os mais dispostos quem terá condições de ser promovido; propiciar momentos de desafios e criatividade. Complicado? Nem tanto, basta um pouco de bom senso.

O melhor nessas situações é ponderar que tipo de resultado trará essa tarefa adicional. Se for um pedido esporádico, o melhor é fazê-lo e de bom grado. Se houver constância nas solicitações, e você já percebeu que suas atividades normais serão prejudicadas, é hora de dizer não.

No entanto, antes de recusar categoricamente, é importante levar em consideração algumas avaliações, aconselha Carla Burlamaqui, diretora-comercial da Siamar. Pergunte-se se quer mesmo isso, ou se está tentando agradar outra pessoa, ou ainda o que vai receber em troca.

Caso concorde, pense se isso continuará sendo compensador, ou vai se tornar opressivo; analise bem e dê tempo a si mesma para avaliar a solicitação; se for preciso peça mais tempo; permita-se a troca de idéias e diferenças de opinião. "O pior que alguém pode fazer é se comprometer com alguma tarefa ou data e não a cumprir", diz a consultora Gisela Kassoy.

Quem ouve um não nunca fica satisfeito com a resposta. Ainda mais se há ansiedade na prestação de um determinado serviço. E este é o ponto mais crítico da questão: alimentar no outro a esperança de uma resposta positiva, com a qual ele chega a sonhar. O que se tornará um problema maior depois, porque além de não ter recebido a ajuda prometida, poderá virar seu inimigo, espalhando a notícia aos quatro cantos.

NÃO POSITIVO

"No caso de dizer um não ao seu chefe, a primeira reação poderá ser um choque. Mas, como em seguida vem uma justificativa, o que se espera é que ele tenha competência suficiente para discernir entre seus colaboradores o mais indicado para aquela tarefa", diz Jonas Tokarski.

Agora que você já sabe que existe, sim, a possibilidade de dizer um não sem que isso gere sua demissão, aproveite o momento para reavaliar sua rotina e se não é preciso pronunciar mais vezes ou pela primeira vez um não. Só não esqueça de que o mais importante não é o que se diz, mas como e quando se diz.

JEITOS E TREJEITOS DO NÃO

De acordo com a consultora Carla Burlamaqui, existem diversas maneiras de dizer não sem 
prejudicar seu desempenho: 
1. Diga “não” firme e calmamente. 
2. Nunca peça desculpa, pois isso enfraquece sua posição.
3. Acompanhe o “não” com uma explicação de como se sente a respeito. 
4. Depois de ter dito “não”, procure uma solução assertiva. 
5. Antes de dizer “não”, faça uma declaração de empatia, por exemplo: “Entendo por que você precisa, mas...” 



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