Aprenda a dizer NÃO ao seu chefe
Texto: Adriana Natali
Ilustração: MG STUDIO
Se uma solicitação for inoportuna ou injusta, todos têm direito de negar a cumpri- la. "Essa é uma situação, infelizmente, muito comum na relação funcionário-patrão. É visto como produtivo aquele colaborador que consegue resolver problemas, atender suas demandas, organizar o trabalho e entregar o que lhe é solicitado. A questão é que muitas vezes o prêmio pela produtividade é mais trabalho. O que, invariavelmente, uma hora acarreta problemas na sua eficácia. Todos nós temos um limite e quando o próprio patrão não compreende, é fundamental e necessário nos posicionarmos", afirma Marcelo Miyashita, consultor e palestrante da Miyashita Consulting.
O NÃO NECESSÁRIO
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As pessoas têm maior ou menor dificuldade para dizer não, de acordo com seu estilo de personalidade, e isso precisa ser observado. Algumas tendem a evitar o não porque temem o conflito e gostam de ajudar, mesmo quando isso pode empacar sua produtividade. Para outras, o não nem é um grande desafio, mas a forma de falar necessita ser adequada.
O FANTASMA DA DEMISSÃO
Para Silvio Celestino, diretor da Enlevo, o grande fantasma de todo funcionário é ser demitido ou mal avaliado. Entretanto, as conseqüências reais para quem não consegue dizer um não ao superior no momento apropriado podem ser bem piores. Uma delas é testemunhar o chefe cometer um engano, não avisá-lo, e depois ele ficar sabendo que você tinha conhecimento e que poderia auxiliá-lo, mas não o fez. Provavelmente ficará desapontado com você e sua imagem profissional arranhada.
Lembre-se que não é sua negativa a solicitações impróprias que vai gerar possibilidades de demissão. "A sua omissão pode ser pior", alerta Silvio Celestino.
PRATIQUE O NÃO
Segundo o psicólogo Floriano Serra, diretor de RH e Qualidade de Vida da Apsen Farmacêutica, um bom exercício que pode ser feito sozinho, consiste em escrever 10 "pedidos" que você acredita que possam ocorrer no trabalho por parte do seu chefe. Para cada um deles, escreva 3 formas políticas ou polidas de dizer "não". Depois, mostre a alguns colegas e peça-lhes que escolham a melhor alternativa de cada conjunto de três. Isso pode ser feito de outra maneira divertida, até numa mesa informal, após o expediente. "Quanto maior o número de participantes, melhor: cada um deles, por vez, faz um "pedido" à mesa e cada participante dá a sua opção. Depois, o grupo escolhe a melhor. Surgem respostas muito hábeis e inteligentes", diz Serra.
O FANTASMA DA DEMISSÃO
Para Silvio Celestino, diretor da Enlevo, o grande fantasma de todo funcionário é ser demitido ou mal avaliado. Entretanto, as conseqüências reais para quem não consegue dizer um não ao superior no momento apropriado podem ser bem piores. Uma delas é testemunhar o chefe cometer um engano, não avisá-lo, e depois ele ficar sabendo que você tinha conhecimento e que poderia auxiliá-lo, mas não o fez. Provavelmente ficará desapontado com você e sua imagem profissional arranhada.
Lembre-se que não é sua negativa a solicitações impróprias que vai gerar possibilidades de demissão. "A sua omissão pode ser pior", alerta Silvio Celestino.
Algumas profissionais também têm receio de parecerem agressivas ou mal-educadas pelo fato de dizer não a um pedido do chefe. Em casos extremos têm medo de serem rejeitadas. "Se é seu caso, considere a possibilidade de fazer uma terapia".
DESAFIO E CRIATIVIDADE
É claro que as solicitações da chefia têm alguns significados fundamentais embutidos, como testar a capacidade do funcionário com tarefas novas; procurar entre os mais dispostos quem terá condições de ser promovido; propiciar momentos de desafios e criatividade. Complicado? Nem tanto, basta um pouco de bom senso.
O melhor nessas situações é ponderar que tipo de resultado trará essa tarefa adicional. Se for um pedido esporádico, o melhor é fazê-lo e de bom grado. Se houver constância nas solicitações, e você já percebeu que suas atividades normais serão prejudicadas, é hora de dizer não.
No entanto, antes de recusar categoricamente, é importante levar em consideração algumas avaliações, aconselha Carla Burlamaqui, diretora-comercial da Siamar. Pergunte-se se quer mesmo isso, ou se está tentando agradar outra pessoa, ou ainda o que vai receber em troca.
Caso concorde, pense se isso continuará sendo compensador, ou vai se tornar opressivo; analise bem e dê tempo a si mesma para avaliar a solicitação; se for preciso peça mais tempo; permita-se a troca de idéias e diferenças de opinião. "O pior que alguém pode fazer é se comprometer com alguma tarefa ou data e não a cumprir", diz a consultora Gisela Kassoy.
Quem ouve um não nunca fica satisfeito com a resposta. Ainda mais se há ansiedade na prestação de um determinado serviço. E este é o ponto mais crítico da questão: alimentar no outro a esperança de uma resposta positiva, com a qual ele chega a sonhar. O que se tornará um problema maior depois, porque além de não ter recebido a ajuda prometida, poderá virar seu inimigo, espalhando a notícia aos quatro cantos.
NÃO POSITIVO
"No caso de dizer um não ao seu chefe, a primeira reação poderá ser um choque. Mas, como em seguida vem uma justificativa, o que se espera é que ele tenha competência suficiente para discernir entre seus colaboradores o mais indicado para aquela tarefa", diz Jonas Tokarski.
Agora que você já sabe que existe, sim, a possibilidade de dizer um não sem que isso gere sua demissão, aproveite o momento para reavaliar sua rotina e se não é preciso pronunciar mais vezes ou pela primeira vez um não. Só não esqueça de que o mais importante não é o que se diz, mas como e quando se diz.
JEITOS E TREJEITOS DO NÃO
De acordo com a consultora Carla Burlamaqui, existem diversas maneiras de dizer não sem
Revista Vida Executiva, edição 35,
págs. 26 a 29, Abril 2007
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